É possível manter as roupas sempre bonitas? Se o usuário tomar pequenos cuidados, irá garantir não só a beleza e conservação das peças, como também, a durabilidade. Para que isto se torne realidade, algumas dicas valem a pena ser seguidas:
- Evite passar perfumes e desodorantes diretamente nas roupas. As substâncias presentes nestes produtos costumam manchar e até prejudicar alguns tipos de tecidos.
- A roupa também precisa de descanso, até mesmo os uniformes que tem como característica principal a funcionalidade para o uso diário. Alterne períodos de uso com períodos de repouso. Uma peça usada regularmente terá sua vida útil reduzida.
- Para tirar a umidade de dentro de seus armários pendure pedaços de giz.
- Para tirar o mofo e afastar as traças, pendure no seu guarda roupa ou closet um pedaço de meia fina com serragem de cedro.
- Remover manchas é um trabalho que deve ser feito por quem entende, no caso, a lavanderia. Métodos “milagrosos” podem danificar a resistência das fibras e a tintura dos tecidos, danificando definitivamente a roupa.
- Nunca passe roupas já usadas ou sem lavar. Caso a peça tenha alguma mancha, ela pode se fixar para sempre, com a temperatura do ferro.
- Evite guardar roupas sujas no armário. Além de atraírem traças e ficarem sujeitas ao ataque de fungos, as manchas podem se oxidar e se fixar nas fibras, tornando quase impossível removê-las. Guarde suas roupas sempre limpas para que se conservem por mais tempo.